| 1. Caracterização da faixa costeira

 

Caracterização da área de estudo e testes (zona de cobertura e as condições geomorfológicas) para a definição do programa de recolha de dados e testes com os drones.

 

A faixa costeira selecionada (30km) está localizada na Figueira da Foz (Portugal) e as praias selecionadas compreendem uma:

 - praia urbana: Cabedelo (40º07′32′′N, 8º51′49′′W)

- praia rural: Quiaios (40º12′21′′N, 8º53′48′′W) 

- praia industrial: Leirosa (40º02′57.33′′N, 08º53′ 35.01′′W)

| 2.Aquisição e validação de dados         de deteção remota (piloto) 

Realização de vários testes para validação de parâmetros de configuração de voos para várias combinações entre os sistemas UAS e os vários sensores, entre os quais:

a.    Aquisição e validação de dados à escala piloto para plataforma UAV de baixo custo e baixa autonomia (<10min);

b.    Aquisição e validação de dados à escala piloto para plataforma UAV de custo médio e maior autonomia (< 40min).

| 5. Disseminação e Outreach

 A comunicação e disseminação das actividades do projeto serão garantidas para potenciar sua visibilidade para todos os públicos e partes interessadas, assim como para a mobilização e participação dos mesmos em processos de tomadas de decisão no âmbito da proteção costeira.

| 3. Desenvolvimento e teste de software 

 

Desenvolvimento, teste e validação de metodologias para a deteção de lixo marinho a partir dos dados de imagens obrigou pelas plataformas usadas, e particular:

1.    Identificação, desenvolvimento e implementação de metodologias para detectar lixo marinho com base em software comercial para processamento de imagens e deteção remota;

2.    Identificação, desenvolvimento e implementação de metodologias para detectar lixo marinho com base em software "open source" para processamento de imagens e deteção remota.

| 4. Avaliação da relação custo-benefício

       dos UAS 

Análise multi-critério para avaliar a relação custo-benefício dos sistemas UAS selecionados no projeto para o mapeamento do lixo marinho em praias arenosas.

Será utilizada uma lista hierárquica de objectivos (custo, performance, flexibilidade, leitura, software, tempo, etc) dos atributos das plataformas e sistemas usados.

 | Contactos

INESC Coimbra - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra

Rua Sílvio Lima, Pólo II 

3030-290 - Coimbra

Portugal

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Universidade de Coimbra

Largo Marquês de Pombal

3004-517 Coimbra

Portugal

  • Facebook
  • Instagram

Este projeto foi financiado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com a referência PTDC/EAM-REM/30324/2017.

© 2020 UAS4Litter